quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Visconde de Salreu/O Mecenas de Salreu

Reconhecido por todos como um homem de negócios de sucesso, Domingos Joaquim da Silva, foi também um homem com grandes preocupações sociais e de um enorme coração.
O contacto no Brasil com conterrâneos em situação de extrema miséria, principalmente porque eram explorados devido à sua iletracia, levou o salreense a tomar a educação como uma das suas bandeiras.
Oriundo de uma freguesia onde não existia um único edifício escolar (Salreu), Domingos Joaquim da Silva mandou construir a Escola Primária das Laceiras, ainda hoje o maior espaço escolar da freguesia. Esta iniciativa concedeu-lhe a atribuição do título de Visconde, pelo Rei D. Carlos I, penúltimo Rei de Portugal. Foi já com o título de Visconde que mandou construir mais uma escola, a Escola Primária da Srª do Monte, ainda hoje integrada na rede escolar de Salreu.
As sua actuações foram muito para elém da educação.
Fez diversas diligências para que existisse na sua terra natal um apeadeiro para que o povo não tivesse que se dirigir para Canelas ou Estarreja, para apanhar o comboio.
Foi também por sua iniciativa, a construção do Hospital que mais tarde iria ter o seu nome, Hospital Visconde de Salreu, dotado de todos os instrumentos cirúrgicos e não só, relativos ao seu pleno funcionamento, em que todas as madeiras vieram em navios directamente da sua empresa do Brasil.
Ao mesmo tempo, também por iniciativa sua, começavam as obras de construção do Asilo, a que mais tarde se chamou Asilo Viscondessa de Salreu, em homenagem à sua mulher, para protecção dos mais velhos e desfavorecidos e que ainda hoje existe e é pertença da Santa Casa da Misericórdia.
Domingos Joaquim da Silva viria a falecer a 11 de Setembro de 1936,em S. João do Estoril, seis meses após o início da construção do Hospital Visconde de Salreu, a 13 de Março de 1936.
Para a história ficou também, o seu apoio à banda de música da sua freguesia, Banda Visconde de Salreu, e o apoio incondicional a todos os conterrâmeos que lhe pediam ajuda.
Um homem acarinhado pela população, que os mais novos apenas conhecem como o Mecenas de Salreu.

2 comentários:

  1. O hospital ficou pronto com ele vivo no inicio 1936 sou neto dele o meu email para tirarem duvidas e Allison@dova.com.Br.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro filho do Visconde de Salreu chama-se, Manuel Valente da Silva. E o Visconde de Salreu ainda tem bisnetos vivos.

      Eliminar