segunda-feira, 22 de março de 2010

Cancro da Mama




Metade das mulheres não fez rastreio


Região sul convocou 90 mil mulheres mas só 50 mil fizeram exame.
No ano passado, 90 mil mulheres foram convocadas pelos serviços de saúde para fazer o rastreio do cancro da mama na região sul, mas apenas 50 mil realizaram este exame. Ou seja, pouco mais de 50% das mulheres acabaram por fazer exame.
Os dados foram avançados por José Carlos Marques, radiologista no Instituto Português de Oncologia (IPO), um dos responsáveis pelo rastreio deste tipo de cancro em toda a região a sul do Tejo.
Das 50 mil que fizeram este diagnóstico ao cancro da mama, 900 foram convocadas para uma consulta médica por lhes terem sido detectadas alterações. Em 200 foi--lhes diagnosticada doença.
"Na maioria dos casos destas 200 mulheres, os cancros eram pequenos, com apenas 1,5 cm em média", explica José Carlos Marques, em declarações ao DN. Um factor importante para o tratamento. "Este cancro que se detectado cedo e a tempo é controlável", explica.
O cancro da mama mata em média 1550 mulheres por ano em Portugal. "Um número que pode baixar substancialmente se houver uma sensibilização das mulheres para este problema", explica o médico. "É isso que explica que pouco mais de 50% das mulheres convocadas para o rastreio não tenham comparecido", avança o radiologista. "Ainda há pouca adesão a estas iniciativas."
O rastreio do cancro da mama começou em Portugal apenas em 1990, na região centro, estendendo-se depois para a região norte.
Este tipo de cancro é o mais comum entre as mulheres - com risco de incidência dos 40 aos 50 anos -, mas também o com maior taxa de sobrevivência. "O diagnóstico precoce é uma vantagem para dar alguma qualidade de vida à doente e também baixar os índices de mortalidade", diz o médico.
"O ideal era que 70% dos rastreios pedidos tivessem sido feitos", conclui o especialista.


Diário de notícias - hoje

5 comentários:

  1. Olá Isa
    É sempre bom divulgar para que não se esqueçam que o rastreio é essencial para diminuir a gravidade com que o cancro nos afecta.

    jokas e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Muito util o teu blog, já me fiz tua seguidora, bjcas

    ResponderEliminar
  3. Isabelinha, espero que estejas bem, dentro dos possíveis e desejo-te uma boa Páscoa, para ti e todos os teus. Não comas muitas amêndoas por causa da LINHA, hihihihih, come antes Pão-de-ló de Ovar, que faz muuuuuuito melhor.
    Vou embora que ainda vou lavar o chão com sabão potassa (amarelo), hihihihi. Bons tempos, em que tudo cheirava bem, não era???
    Xisinho GRANDE com muito carinho.
    Natty

    ResponderEliminar
  4. Fiquei a aguardar um post com uma foto minha e os parabéns, como os vejo espalhados em todo o blogue, mas percebi hoje, que 4 dias depois já é muito tempo para isso vir a acontecer. Percebo agora a importância que tenho no meio de tudo, que tenho que aprender a conviver com isso e que sobretudo tenho que saber colocar-me no meu devido espaço.

    Um abraço sem mágoas

    ResponderEliminar
  5. olá, isa.
    Passei para te deixar um bijinho.
    Não consegui deixar comentario no teu ultimo post.
    bjs

    ResponderEliminar