quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cientista Português Desvenda Genoma de um Cancro da Mama Metastático


A equipa liderada por Samuel Aparício, investigador que durante muitos anos trabalhou no Reino Unido, onde participou no projecto de descodificação do genoma do peixe-balão, segui uma mulher com cancro da mama metastático, confrontando as mutações detectadas na fase mais avançada da doença com os "erros" nos genes do tumor primário (diagnosticada nove anos antes). O artigo publicado hoje na Nature refere que foram encontradas 32 mutações nas cálulas do tumor, das quais apenas 11 estavam na fase primária da doença. Dos erros "comuns" às duas fases, apenas 5 estavem em todas as células do cancro e 6 apresentavam-se com frequências bastante menores (entre 1 e 13 por cento).

Um total de 19 mutações detectadas na fase mais adiantada, não estavam no tumor inicial e duas delas não foi possível estudar por questões técnicas.

Constatou-se uma considerável evolução nas células do tumor mas os cientistas sublinham a revelação sobre a heterogeneidade do cancro. Não que se trate de uma hipótese que nunca tenha sido colocada, mas porque "pela primeira vez, encontramos a heterogeneidade no genoma porque só agora é possível descodificá-lo", nota Samuel Aparício. O investigador realça ainda o facto de as estratégias terapêuticas actuais encararem " o cancro como uma entidade homogénea".

Mas, afinal, como podemos usar este conhecimento? Poderá ter implicações no desenho de futuras estratégias terapêuticas. Porém, falta saber mais dados é preciso saber qual a função destes "erros", ou seja, estudar mais tumores.

Aproveitando a nova geração de tecnologia de sequenciassão - que foi capáz de tornar acessível em apenas poucas semanas e a baixo custo um conhecimento que há pouco tempo demorava anos, centenas de pessoas e muitas máquinas - a equipa de Samuel Aparício vai estudar outros subtipos de cancro da mama, num projecto que envolve já mais de 250 doentes. O cientista português colabora ainda em trabalhos identicos em cancro do ovário e linfomas.

Artigo retirado do Jornal Público

8 comentários:

  1. Olá Isa
    é sempre bom saber que mais se vai descobrir sobre o cancro e que um dia ninguém possa morrer por causa dele!
    Tenho esperança que um dia tudo aconteça e que cada vez mais descobertas salve quem padece da doença.

    Beijokas para ti e Kim

    ResponderEliminar
  2. olá isabel, grande avança para o cancro da mama. um beijinho para voces

    ResponderEliminar
  3. Olá Isa
    venho invadir o seu cantinho,mas é para lhe desejar uma boa semana.
    e obrigado por estas notícias,é sempre bom saber que cada vez mais se vão lembrando de fazer alguma coisa,para ver se conseguimos acabar com este sofrimento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Natália, obrigada por teres vindo, penso que posso tratar-te por tu, afinal já nos conhecemos ainda que em silêncio, pois eu já te tenho vizitado, mas prometo que de hoje em diante deixar a minha marca quando espreitar o teu blogue.
    beijinhos e volta quando quizeres.
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  5. É claro que podes tratar por tu,que eu faço o mesmo
    Isa comigo acontece o mesmo,mas são tantas as Amigas,que por vezes não se pode deixar umas palavrinhas em todas,mas de um cantinho ou outro tenho a certeza que nos conhecemos todas.
    Beijinhos e boa noite

    ResponderEliminar
  6. Olá Isa

    Posso entrar, vim fazer uma visita e agradecer por ser seguidora do meu blog.
    Um Beijinho e um resto de dia feliz.

    ResponderEliminar
  7. Isa
    beijinhos e uma boa tarde
    Foi bom ir dar uma voltinha,realmente voltamos melhor.

    ResponderEliminar