quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cancro da Mama


Número de casos novos por ano: 150.000
Número de mortes por ano: 44.000

O cancro da mama é o cancro mais comum nas mulheres americanas, sendo responsável por 27% dos casos de cancro das mulheres, e a sua incidencia está a crescer gradualmente.
A sua incidencia nas mulheres de raça branca é um pouco maior do que nas mulheres de raça negra.
Nas partes do mundo onde a incidência do cancro da mama é alta, como nos Estados Unidos da América, Canadá, Europa Ocidental e Austrália, o risco maior verifica-se aos 65 anos.
O cancro da mama pode afectar um ou ambos os seios.
A maioria dos cancros da mama são do tipo designado por adenocarcinoma, que se desenvolve no tecido glandular.
Cerca de 90% aparecem nos canais do leite e os restantes 10% nos lóbolos da mama.
Há várias subvariações destes tipos, e diferem entre si na resposta ao tratamento.A maioria dos casos inicia-se por um pequeno caroço. O cancro alastra-se aos gânglios linfáticos da axila, antes de prosseguir para o resto do corpo.
A taxa de mortalidade para o cancro da mama mantem-se praticamente ao mesmo nível que em 1930. Embora o cancro do pulmão seja actualmente responsável por um maior número de mortes entre as mulheres do que o cancro da mama, (sendo fatal em 87% dos casos), este último é mais comum. No Japão o cancro da mama é menos frequente que nos EUA. A sua detecção precoce por meio de mamografias, deverá melhorar a taxa de sobrevivência.
O aumento da idade é um factor de risco. Poucos casos de cancro da mama se verificam antes dos 30 anos, ocorrendo a maioria depois dos 50.
Antecedentes familiares deste tipo de cancro contituem um factor de risco, embora, apenas cerca de 25% das mulheres que o contraem tenham antecedentes familiares da doença.
Uma mulher que nunca foi mãe corre risco maior, bem como a que tenha tido o seu primeiro filho depois dos 30 anos. É igualmente significativo o intervalo entre o início da menstruação e a primeira gravidez completa. Uma mulher cuja primeira menstruação tenha surgido muito cedo e cuja primeira gravidez completa se tenha verificado, por exemplo, após os 20 anos pode incorrer num risco superior. Além disso considera-se ainda que correm risco agravado as mulheres que foram submetidas a radioterapia ainda jovens, bem como as que tiveram uma menopausa tardia.
Há estudos que provam que o uso de contraceptivos orais aumenta ligeiramente o risco de cancro da mama, enquanto outros têm demonstrado que não existe qualquer ligação entre ambos.A maternidade no início da idade adulta parece constituir um factor de protecção. As mulheres cuja primeira gravidez ocorre mais tarde ou que não chegam a ter filhos parece correrem um risco ligeiramente superior.
A incidência de cancro da mama aumenta com o período de vida fértil da mulher.
Ninguém se lembraria de afirmar que o cancro é sempre evitável, podendo, no entanto reduzir-se os riscos.
O cancro aparece em uma pessoa em cada quatro. Por esta razão é importante que todos nós sejamos conhecedores dos mais precoces sinais da doença, de modo a levar a determinar e iniciar o tratamento antes que haja danos extensos ou antes de o cancro ter progredido até uma fase tal que se tenha tornado inoperável ou não tratado.
Uma vez que ninguém melhor que nós próprios conhece o nosso corpo, somos nós que nos encontramos na melhor posição, de detectar quaisquer alterações anormais. É este o motivo porque o auto-exame constitui um meio importante de detecção do cancro.
Muitos cancros da mama são descobertos pelos próprios doentes e não pelos médicos.
Os sete sinais principais de aviso do cancro:
a) Inflamação que não passa;
b) Tosse ou rouquidão persistente;
c) Má digestão ou dificuldade ou dores ao engolir;
d) Espessamento ou protuberância no seio ou noutra localização:
e) Alteração visível em sinal ou verruga;
f) Alteração nos hábitos intestinais ou urinários;
g) Hemorragia ou descarga não usual.
Quando um cancro se desenvolve, começa no organismo uma mudança contínua.
Todos nós deveríamos ter consciência de tal mudança. Esta secção alerta-nos para os sintomas de aviso e indica e descreve os métodos a que se deve recorrer para um auto-exame de modo a aumentar as hipótese de uma detecção de cancro precoce.
Muitos cancros assinalam a sua presença numa fase precoce, quando a cura completa é ainda possível. Todavia nem sempre é fácil reconhecer os primeiros sintomas de um cancro, pois por vezes são vagos. Por exemplo, sentir-se mal com o tempo que fáz ou sentir-se uma febre ligeira durante um dia é coisa que não deverá alarmar ninguém, no entento devem levar-se a sério tais sintomas, caso persistam.
Para realizar-se um auto-exame ao seio, deverá palpar o mesmo em busca de algum caroço ou zona mais dura/áspera. Se ao analizar sentir um caroço, deverá consultar o seu médico imediatamente, qualquer caroço no seio deverá ser observado por um médico, para assim eliminar a hipótese de cancro mesmo que sejam mais prováveis outras causas não malignas, como um tumor benigno ou um quisto.
Depois de lhe examinar os seios, o médico, caso se convença de que é causa para cuidado, mandá-la-á fazer uma mamografia e uma biópsia.
A sociedade americana do cancro aconselha a que todas as mulheres acima dos vinte anos realizem mensalmente auto-exames dos seios. A melhor ocasião é o fim do período menstrual, quando os seios nem estão inchados nem muito sensíveis. Depois da menopausa, qualquer data fácil de lembrar serve, como por exemplo, o primeiro dia de cada mês.
Use sempre a mesma técnica para examinar os seios e examine ambos os seios da mesma forma de modo a que qualquer alteração se mostre imediatamente notada. Se descobrir um caroço consulte imediatamente o médico, embora cerca de quatro em cada cinco casos sejam benignos.
artigo retirado de WWW.cancrodamama.com

10 comentários:

  1. Hello!!! Isabelinha, tás bem? espero que sim... esta semana fiz gazeta, não tive tempo para vir espreitar, mas não tenho tido grande disposição, mas... não penses que me esqueci de ti! di jeito nenhum!!! sabes que tu para mim és sempre aquela MULHER ENESQUECÍVEL...
    Isabelinha, ainda não foi desta que foste sorteada, saiu o nº 28 e tu tinhas 165,167, 169 + - e o Luis Pedro tinha 180 e tais, penso que era isso... eu, como sempre também não tive sorte, o cabaz não me saiu a mim, ficará para a próxima se Deus quiser.
    Isabelinha, desejo-te a ti e aos teus um bom fim-de-semana, com muita SAÚDE e PAZ, que eu vou a mais um passeio de carros antigos para a Serra da Freita, não queres ir até lá? vai com o Quim e almoças lá connosco!!! que como sabes eu levo sempre os tachos e uma pinga a mais, a malta é toda FIXE... APARECE a sério. (espero que não esperem por mim hihihihihihihihi).
    XI-CORAÇÃO GRANDE
    AMO-TE

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa,
    Um post muito útil!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Um grande post como a mulher que o postou.
    É muito útil estas notícias,para quem sempre está á procura de respostas.
    Menina tenho andado perguiçosa e faltosa ao prometido.
    Prometo que esta quarta eu vou. Espero que não me armem encrenca para eu resolver.
    Beijocas para ti e para o Quim.

    ResponderEliminar
  4. Oláaaaaaaá Isabelinha, como vais?! espero que muuuuuuuuuito bem!!! dizes que eu não te ligo? mentirinha... ainda no sábado te liguei e tu népias (não me enganei no nº porque eu tinha óculos).
    Isabelinha, eu faço votos para que andes bem e não quero que te preocupes com a economia do País porque para isso estou cá eu e o tio Socrates, o primo Isaltino, anda aí com uns problemazitos mas nada que eu não resolva e rápido, a Titia Ana Jorge, também tá a tratar e muito bem dos casos da gripe A, vai mandar médicos para formação, e tal, e tal, SIIIIIIIIIIIM... de resto está tudo sobre control, de maneira que não vale a pena te matares muito, porque a coisa tá no IR.
    Isabelinha, desejo-te um resto de dia fresquinho, uma noite bem iluminada com uma bela Lua Cheia e muitas Estrelinhas.
    UM GRANDE XI-CORAÇÃO
    AMO-TE LINDAAAAAAAA.
    Natty

    ResponderEliminar
  5. Óh!!! Isabelinha, esqueci-me de dizer que lacrei o meu blog, só está aberto para convidados, mas tenho muita pena porque não tenho o mail de todas... o motivo pela qual o fiz não tem nada a ver com nenhuma das minhas AMIGAS, sobre isso, falo mais tarde, espero que me entendam e não me levem a mal.
    Obrigada minhas queridas e desde já as minhas DESCULPAS.
    AMO-VOS
    Natty

    ResponderEliminar
  6. Isabelinha!!!uuuuuuu... já tás a preparar o banquete para amanhã? ou nem por isso!!! Olha que pelo menos queria que bebesses uma taça de champanhe ou um vinhinho branco fresquinho com uma sapateirinha a acompanhar e fizesses tchim-tchim á tua SAÚDE por muitos ANOS.
    Isabelinha, hoje também fui fazer os tais exames da dona mama e do meu dom quisto figadal e eu queria ouvir do Sr. Médico a dizer que: - bem... isto está tudo normal volte cá daqui a 6 meses... Mas népias, o Sr Médico passou-me foi um sr. raspanete que não foi brinquedo... disse-me que ecografia mamária sem mamógrafia valia (0) Zero, e que eu não tinha nada que andar a fazer rastreios porque a minha mama já tinha o restreio feito há muito, tinha era que controlar e tal e tal... lá fiz eu outra vez e estamos nisto.. vamos nós lá perceber... o que é certo é que eu já fiz 3 mamografias e 4 ecografias este ano, será normal?! ou serei eu que estou quase a ficar louca... tudo isto se deve ao tal PDI não achas?
    Isabelinha, fica com Deus tu e o Quim e restantes familiares e tem um ÓOOOOOOOOOPTIMO FIM-DE-SEMANA e já agora UM FELIZ ANIVERSÁRIO (ainda não dei os parabéns!! só no dia).
    GRANDE XI-CORAÇÃO
    AMO-TE
    Natty

    ResponderEliminar
  7. Isabelinha!!! truz-truz...truz-truz...sou eu!!! a Natty, tou aqui para te dar um XIZINHO de PARABÉNS e desejar-te muita SAÚDE e muitos ANINHOS de VIDA... Posso?!! já não são horas de jeito, eu sei... mas estive no meu blog a tentar colocar uma foto tua e nada... não consegui!!! o Carlos já me chamou p'ra cama 537 vezes, até que adormeceu a dizer rououounm rououounm... e continua.
    Isabelinha, já que também estás a dizer rouououououounm... eu então vou embora e volto mais tarde sim? fica com Deus e faz rououououounm com os Anjos.
    XI-CORAÇÃO do tamanho do CÉU.
    PARABÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENS.
    AMO-TE
    Natty
    AMO-TE

    ResponderEliminar
  8. Tudo de bom
    Um abraço de cinceros Parabéns

    ResponderEliminar
  9. Mesmo que atrasados, ficam aqui os meus sinceros parabens.
    Com muita saude, amor, e amizade.
    Tenho a certeza que este é um dia muito especial e espero que o passe com quem mais ama, amigos e claro está o mais importante: Luis Pedro, Teresinha e Margarida , e sr. Quim!
    Tudo de bom, e muitas muitas felicidades,

    são os votos da familia Oliveira

    rita, miguel e david

    ResponderEliminar