sábado, 30 de agosto de 2008

Termas de Monte Real



Boa noite!
É já amanhã que vou para as termas de Monte Real, aliás como vem sendo hábito há já alguns anos.
É um local ideal para relaxar, a sua frondosa mata e localização convida-nos a uma estadia aprazível e de todo relaxante, aliada aos tratamentos de relax que lá se efectuam são o local por excelência para um merecido descanso!...
Há!... a àgua, essa é horrorosa!...
Vou encontrar-me com a Alda, não a conheço mas sei que vai ser giro!...
Para todas as amigas um Xi, e fiquem bem que daqui a 15 dias darei notícias.
Isabel Alegria

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ouro em Pequim!


Brilhante o desempenho de Nélson Évora, no triplo salto, que por duas vezes superou a sua melhor marca do ano. Nelson foi o único a melhorar o seu registo nas três últimas rondas!
É ouro!...
Está feito, e de forma brilhante e humilde, é a primeira medalha de ouro nestes jogos olímpicos. Nelson Évora termina a prova lavado em lágrimas!...
Quarta medalha de ouro conseguida por Portugal em toda a história dos jogos olímpicos: Carlos Lopes 1984, Rosa Mota 1988 e Fernanda Ribeiro em 1996.
Parabéns Nelson, salvaste a honra da casa!
Isabel Alegria

Hospital Visconde de Salreu



Esta é a minha casa!
Isto é: o meu local de trabalho! É o Hospital Visconde de Salreu/Estarreja que pela nova reforma de rede hospitalar irá funcionar em data ainda a definir, sem urgência, apenas com consulta aberta, como a maioria dos hospitais.
Penso muito em breve regressar ao meu local de trabalho, do qual aliás tenho muito orgulho e já algumas saudades!...
Até lá!...
Isabel Alegria

Visconde de Salreu/O Mecenas de Salreu

Reconhecido por todos como um homem de negócios de sucesso, Domingos Joaquim da Silva, foi também um homem com grandes preocupações sociais e de um enorme coração.
O contacto no Brasil com conterrâneos em situação de extrema miséria, principalmente porque eram explorados devido à sua iletracia, levou o salreense a tomar a educação como uma das suas bandeiras.
Oriundo de uma freguesia onde não existia um único edifício escolar (Salreu), Domingos Joaquim da Silva mandou construir a Escola Primária das Laceiras, ainda hoje o maior espaço escolar da freguesia. Esta iniciativa concedeu-lhe a atribuição do título de Visconde, pelo Rei D. Carlos I, penúltimo Rei de Portugal. Foi já com o título de Visconde que mandou construir mais uma escola, a Escola Primária da Srª do Monte, ainda hoje integrada na rede escolar de Salreu.
As sua actuações foram muito para elém da educação.
Fez diversas diligências para que existisse na sua terra natal um apeadeiro para que o povo não tivesse que se dirigir para Canelas ou Estarreja, para apanhar o comboio.
Foi também por sua iniciativa, a construção do Hospital que mais tarde iria ter o seu nome, Hospital Visconde de Salreu, dotado de todos os instrumentos cirúrgicos e não só, relativos ao seu pleno funcionamento, em que todas as madeiras vieram em navios directamente da sua empresa do Brasil.
Ao mesmo tempo, também por iniciativa sua, começavam as obras de construção do Asilo, a que mais tarde se chamou Asilo Viscondessa de Salreu, em homenagem à sua mulher, para protecção dos mais velhos e desfavorecidos e que ainda hoje existe e é pertença da Santa Casa da Misericórdia.
Domingos Joaquim da Silva viria a falecer a 11 de Setembro de 1936,em S. João do Estoril, seis meses após o início da construção do Hospital Visconde de Salreu, a 13 de Março de 1936.
Para a história ficou também, o seu apoio à banda de música da sua freguesia, Banda Visconde de Salreu, e o apoio incondicional a todos os conterrâmeos que lhe pediam ajuda.
Um homem acarinhado pela população, que os mais novos apenas conhecem como o Mecenas de Salreu.

Domingos Joaquim da Silva/Visconde de Salreu


Poucos sabem quem é Domingos Joaquim da Silva. Nascido em Salreu a 27 de Novembro de 1824, filho de Joaquim da Silva e de Maria do Rosário, rumou para o Brasil com apenas 16 anos. Não sabia ler nem escrever, apenas desenhava o seu nome, o que não o impediu de ser um grande empresário!
Chegado ao Brasil, começou por desempenhar actividades ligadas ao comércio e à indústria. A sua vontade de subir na vida, levou-o em 1880 a trabalhar por conta própria no ramo da construção . Em 1887 adquiriu uma serrelharia no bairro de S. Cristóvão, registando assim, a sua primeira firma individual. Face à sua grande dedicação ao trabalho, conseguiu ampliar o seu pequeno negócio, passando em 1894 a sociedade limitada e em 1929 a sociedade anónima.
Em 1906 casou-se com Maria de Jesus Nunes Fonseca de quem viria a ter dois filhos: Maria Maltilde da Fonseca da Silva e Joaquim Nunes da Fonseca da Silva, ambos nascidos no Brasil.
Porém, segundo o livro "Nobreza de Portugal e Brasil" escrito pelo Visconde de Salreu, teve dois filhos ilegítimos: Domingos e Olga.
Paralelamente ao seu desenvolvimento familiar, Domingos Joaquim da Silva foi também desenvolvendo a sua empresa "DOVA", sendo mesmo considerado um dos mais destacados impulsionadores do ramo da construção no Rio de Janeiro, no início do século XX. A "DOVA" era uma das mais modernas serrações da época, com carpintaria e marcenaria, toda importada da Alemanha e Inglaterra, além de possuir uma frota de navios e camiões para movimentação dos produtos.
Ao longo da sua vida, este salreense deixou o seu nome ligado a grandes empreendimentos no Brasil e em Portugal, sendo a empresa por si dirigida, considerada a maior da América do Sul, no sector de madeiras.
Após a sua morte, o seu filho mais novo, Joaquim Nunes da Fonseca da Silva, continuou os negócios do pai, alargando o sector de actuação à siderurgia.
Ainda hoje existe a empresa "DOVA", com várias filiais por todo o Brasil, pertencendo ainda aos descendentes de Domingos Joaquim da Silva.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Prata nos Jogos Olimpicos!


Finalmente uma medalha de prata para Portugal!
Conquistada por uma Mulher, grande Vanessa, grande Vencedora!...
És o nosso orgulho!
Isabel Alegria

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Meu Regresso

Olá a todos!
Já regressei das férias que tínhamos programado.
Foram oito dias passados em Alcantarilha.
Claro que praia nem vê-la,ou melhor vê-la de longe. o calor era muito, se bem que a praia nunca foi o meu forte, mas se pudesse, teria por certo dado um ou outro mergulho, pois o tempo assim o exigia.
Mas o descanso e a mudança de ares também é uma boa terapia!
Em Setembro há mais descanso e férias relaxantes, se Deus quizer, vou para as Termas deMonte Real como já era habitual e desfrutar de tratamentos no SPA (hidromassagem, massagens, e banhos) e já agora daquela água horrorosa!...
A todas que me visitaram na minha ausência: Sandra, Lina, Maisa, Carmen, Alda e Isalenca obrigada e tudo de bom, para a Cinda que se encontra no Alentejo, umas férias relaxantes e para a Ana Alegria, que vai de férias para a semana umas óptimas férias e vê lá se carregas as baterias para te aguentares na procura do teu 1º emprego (sim, que isto de licenciado à procura de emprego tem que se lhe diga)!
Para todas beijinhos
Isabel Alegria

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Férias!


Finalmente chegou o dia da partida para férias, penso que bem merecidas após um ano de luta. Amanhã faz um ano que fiz a mastectomia, data que irei lembrar eternamente por razões óbvias...
Mas como tristezas não pagam dívidas, vamos concentrar-nos no presente e viver cada dia intensamente, junto daqueles que nos amam.
Quando regressar dou notícias.
Para as amigas que se encontram em tratamento, desejo que tudo corra bem.
Para todas, um Xi-Coração e pensem que daqui a dias, tudo não passou de um mau sonho.
Beijinhos e até breve.