domingo, 28 de dezembro de 2008

Balanço de 20 Meses de Doença


Chegados ao fim do Ano é tempo de fazer balanço.
Do que correu bem, do que correu mal, da maneira como nos comportámos, da maneira como se comportaram connosco, etc.
É assim todos os anos, e um balanço bem feito, mostra-nos o caminho que devemos traçar para o próximo ano.
É da praxe dizer-se: Ano Novo Vida Nova, e eu acabei de fazer o balanço dos últimos 20 meses da minha vida.
Já regressei ao trabalho no dia 17/12/2008, e os 20 meses anteriores foram os mais longos e dolorosos da minha vida. Porquê?
Porque fui vítima de cancro da mama, essa doença terrível que assusta desde o 1º minuto, que nos faz viver 1 dia de cada vez sem saber qual o desfecho. Tenho consciência de que tive muita sorte ao superá-lo, talvez pelo apoio que tive de familiares e amigos, aliada à minha grande vontade de viver.
Neste tipo de doença o Acreditar é meia cura, a outra meia fica por conta da medicina, dos familiares e dos amigos...
No meu caso os meus familiares directos foram o grande pilar que sustentou a minha vontade de viver,aliado aos meus verdadeiros amigos (e foram alguns), sem eles este fardo teria sido terrível...
Contudo, houve familiares que eu considerava amigos, que em 20 meses nunca me visitaram, lá telefonavam de vez em quando, por vezes eu não atendia, e nunca conseguiram perceber a mensagem, "ou estamos de corpo e alma contigo, ou não estamos", e na realidade ao fim de 20 meses comprovo que nunca estiveram comigo, porque várias vezes estiveram a escassos Kilómetors da minha casa e nunca me visitaram, apesar de durante este tempo eu os ter visitado umas 2 ou 3 vezes, algumas vezes debilitada, de cabeleira postiça e sem vontade de rir ou de falar, só de chorar... Não conseguiram perceber que é na doença que mais precisamos deles, lamento mas não posso fazer nada!...
Assim, analisando estes últimos meses que vivi, decidi que tenho apenas que me dedicar de alma e coração aos que souberam estar comigo nestes momentos...os outros ficarão no meu livro de memórias, bem lá no fundo, não esquecidos, mas mal lembrados, porque não vale a pena pensar em quem não pensa em nós.
Mais uma vez agradeço do fundo do coração a quem se preocupou comigo, a quem deu algum do seu tempo, mesmo tempo de férias, para estar comigo e para minorar o meu sofrimento. A esses nunca os esquecerei e tenho para eles um lugar bem juntinho ao meu coração.
Às amigas virtuais que pele força das circunstâncias fui conhecendo, (algumas já conheço pessoalmente), o meu muito obrigada, estas estão também no meu coração.
FELIZ 2009 Para todos!

6 comentários:

  1. Olá Isa
    De certeza que os próximos 20 meses, e os próximos 20 anos e os próximos...serão melhores que esses:)
    Aproveita os verdadeiros amigos e deixa os outros bem no fundo do baú, não à nada como um ombro amigo para nos apoiar e por vezes nem são da familia.

    jokas grandes e um 2009 cheio de saúde para ti e para os teus.
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. É.
    Às vezes, há magoas, que é melhor nem lembrar...
    Quero desejar-vos, um Bom Ano de 2009, com muita sáude e alegria.
    Um abraço.
    Carmen.

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,

    No balanço da nossa vida, seja em que circustâncias for, há sempre alegrias e tristezas. Pessoas que estiveram connosco e pessoas que não nos acompanharam. É assim. Faz parte da vida. Não tem que ser mau. É triste...

    Agora o que é mesmo bom é teres retomado a tua actividade, cada vez mais longe da doença. Este post é mais Balanço de 20 Meses de cura.

    Parabéns! Beijinhos e um excelente 2009

    ResponderEliminar
  4. Minha Amiga, não disses-te, mas digo eu...
    -O Balanço foi positivo, eu acho! então toca a pensar em tudo o que te deu força, alegria, coragem e vontade de viver, o resto é melhor não lembrar, enterra essas memórias e se calhar!... desculpa-as, essas pensam que nada lhe pegam, ou porque de sensibilidade humana não têm nada ou simplesmente não têm sentimentos e por muito que nos esforçamos não vale a pena. Agora é andar p'ra frente, Amar quem te Ama, e sorrir, porque o sorriso é um idioma universal que toda a gente entende. Beijinhos do fundo do coração e um Feliz 2009.
    Natty e Carlos

    ResponderEliminar
  5. Olá Isa,
    pois é Amiga nestes momentos vimos realmente é nosso "amigo" eu não tenho razão de queixa senti-me uma mimada :) sempre muito procurada,ás vezes era eu que nos dias de ressaca onde estava mesmo mal que não atendia o telefone mas não por mal...acho que todas nós sabemos o que é...mas olha, não fiques triste por algumas pessoas terem determinadas acções essas ficam para quem as pratica!
    A vida dá tantas voltas...
    Não remoas e nem sintas íra de quem te magoou porque são sentimentos negativos e só nos fazem pouco bem, esqueçe apenas!
    Beijinhos e tudo de bom que o ano que se avizinha te traga tudo o que desejas

    ResponderEliminar
  6. Foram tudo experiências de vida porque passaste. O importante agora é olhar em frente, feto esse balanço, levantar a cabeça, sorrir e viver como queres durante os próximos 20, 30, ou 40 anos!
    Um excelente ano! Bjs

    ResponderEliminar