segunda-feira, 22 de março de 2010

Cancro da Mama




Metade das mulheres não fez rastreio


Região sul convocou 90 mil mulheres mas só 50 mil fizeram exame.
No ano passado, 90 mil mulheres foram convocadas pelos serviços de saúde para fazer o rastreio do cancro da mama na região sul, mas apenas 50 mil realizaram este exame. Ou seja, pouco mais de 50% das mulheres acabaram por fazer exame.
Os dados foram avançados por José Carlos Marques, radiologista no Instituto Português de Oncologia (IPO), um dos responsáveis pelo rastreio deste tipo de cancro em toda a região a sul do Tejo.
Das 50 mil que fizeram este diagnóstico ao cancro da mama, 900 foram convocadas para uma consulta médica por lhes terem sido detectadas alterações. Em 200 foi--lhes diagnosticada doença.
"Na maioria dos casos destas 200 mulheres, os cancros eram pequenos, com apenas 1,5 cm em média", explica José Carlos Marques, em declarações ao DN. Um factor importante para o tratamento. "Este cancro que se detectado cedo e a tempo é controlável", explica.
O cancro da mama mata em média 1550 mulheres por ano em Portugal. "Um número que pode baixar substancialmente se houver uma sensibilização das mulheres para este problema", explica o médico. "É isso que explica que pouco mais de 50% das mulheres convocadas para o rastreio não tenham comparecido", avança o radiologista. "Ainda há pouca adesão a estas iniciativas."
O rastreio do cancro da mama começou em Portugal apenas em 1990, na região centro, estendendo-se depois para a região norte.
Este tipo de cancro é o mais comum entre as mulheres - com risco de incidência dos 40 aos 50 anos -, mas também o com maior taxa de sobrevivência. "O diagnóstico precoce é uma vantagem para dar alguma qualidade de vida à doente e também baixar os índices de mortalidade", diz o médico.
"O ideal era que 70% dos rastreios pedidos tivessem sido feitos", conclui o especialista.


Diário de notícias - hoje

quinta-feira, 18 de março de 2010

Socorro...Não quero morrer!

Hoje tremi ao ver um novo blogue!...
A notícia apanhou-me e penso que irá panhar toda gente desprevenida!...
Criação de um Centro Hospitalar englobando as unidades de Aveiro e Águeda...
E o nosso hospital, o que vai ser feito dele?! E o Hospital novo para que vai servir?!
Pago os meus impostos , pago as minhas contribuições, sou pessoa de bem e não merecia ser enganada, nem eu nem os utentes do Hospital Visconde de Salreu.
Por isso daqui lanço um desafio a todos quantos queiram lutar por aquilo que por direito nos pertence!
Pelo Hospital de Estarreja, vamos à luta...
Pela saúde no Concelho de Estarreja, vamos à luta...

Deixo aqui o nome do novo blogue para poderem consultar.
http://socorronaoqueromorrer.blogspot.com

terça-feira, 16 de março de 2010

Parabéns Minha Amiga!


Natty, parabéns pelo teu aniversário!

Se alguma vez me esqueci de te dar os parabéns, como vês isso agora é impossível acontecer!... tal é o rol de amigas que tens, e que já te visitaram.

Não sei se hoje irei poder estar contigo, mas mesmo que não esteja, sabes que em pensamento estou e que podes sempre contar com a minha amizade.

Quero desejar-te um feliz dia cheio de muita saúde e muitos miminhos. desejo-te que contes muitos mais anos e que eu possa estar cá para te enviar as tuas flores preferidas.

Um Xi-coração muito, mas muito apertado da amiga Isabel.